Glórias manchadas; orgulho traído.


Ferindo o coração atleticano

Para que fazer um pós-jogo, quando o próprio time parece não ter entrado em campo? O que se viu hoje do Atlético, foi mais um exemplo que o dinheiro vai tomando conta, em detrimento do amor. 

Um time, ingenuamente influenciado pelo dinheiro, pelo material, foi facilmente derrotado por outro, desesperado, que apelou para a compra e “manipulação” de resultados. Um presidente que viu tudo de sua casa, já sabendo do então desfecho de mais um ano ridículo, que desonra cada vez mais, um passado de glórias.

Ídolos que lutaram, suaram e fizeram o impossível no passado, para que o Atlético se torna-se um time grande. Conquistas, títulos e glórias. Mal sabiam eles que em um futuro muito próximo, todo o seu esforço seria em vão. Toda a grandeza, que foi conquistada no passado, esgota-se, ano à ano, nas desastrosas e humilhantes campanhas mostradas por um time apático, enganador e mercenário.

Os jogadores que hoje vestem a camisa alvinegra, parecem negar o passado. Influenciados pelo dinheiro e pela soberba que vigora no futebol, esquecem ou simplesmente não conhecem o verdadeiro significado de vestir o manto sagrado. Sem honra, mancham, cada vez mais a nossa história. Não pedimos títulos, apesar de querê-los; não pedimos recordes, apesar de batê-los. Queremos o simples esforço de vestir e honrar o manto. Jogar com raça, pensar, que enquanto andam em campo, existem oito milhões de torcedores com o coração na mão, torcendo por um gol, pela vitória. O sentimento de amor sincero ao alvinegro, sempre existirá, mas é ferido depois de vexames mostrados dentro das quatro linhas. É uma dor incomparável, que só mesmo quem é atleticano sabe dizer. Uma paixão que sobrevive ao tempo, à escassez de títulos; mas que se vê manchada, cada vez mais.

Quando se vê jovens garotos, como Bernard e Fillipe Soutto, envolvidos em esquemas como este, sente-se a maior das decepções. Criados no Atlético, conviveram anos dentro do clube e quando têm a chance de mostrar à que vieram, curvam-se diante das cifras que lhe são oferecidas.

Fico aqui imaginando, o que se passa na cabeça de torcedores como o massagista Belmiro Oliveira, que chegou ao Atlético em 1969, tempos que ainda vigorava o amor à camisa, a paixão. Hoje, os mais velhos tentam reviver o passado; os mais novos choram, diante de mais uma decepção, que provavelmente foi a única coisa que viram nos seus anos de vida. Todos lamentam, todos imaginam um futuro melhor.

Um presidente que ainda consegue enganar alguns torcedores mais desavisados ou ingênuos. Alexandre Kalil sempre mostrou que não sabe se redimir. Sempre colocando a culpa em outros, nunca admitindo os seus erros. Desculpas e histórias que ainda convencem, infelizmente, grande parte dos atleticanos. E a realidade é mais dura ainda. Tudo se encaminha para mais 3 anos de mandato de um presidente que se recusa a aceitar o seu fracasso. Diferentemente de seu pai, Elias, nada mostrou no Atlético, somente como o futebol pode ser usado para enganar milhões de apaixonados.

Enquanto os torcedores choram, lamentam e torcem para dias melhores, temos um conselho deliberativo que vota à favor de um presidente que não sabe administrar um futebol, e sim somente dinheiro. Temos jogadores que parecem mostrar vergonha na cara, mas que abaixam-se diante dos zeros que lhe são propostos. Esperanças são colocadas em torno deles, mas em troca, o torcedor recebe apenas decepções e lamentações. 

Será que um dia o torcedor alvinegro voltará a ser feliz? Será que o amor à camisa voltará à prevalecer? Tudo que o atleticano mais quer, é raça, dignidade e competência, para levar as cores branca e preta para o topo, de onde nunca deveriam ter saído. 

Se isso irá acontecer, ninguém sabe. Sabe-se que caminhamos para um retrocesso e enquanto isso, quem sofre é o torcedor, que carrega o Atlético nas costas por 40 anos. Mas já dizia Roberto Drummond: “Enquanto houver uma camisa branca e preta, pendurada em um varal, durante uma tempestade, o Atleticano torce contra o vento”.

10 respostas em “Glórias manchadas; orgulho traído.

  1. Parabéns pelo seu texto… Muito bom, porém eu acho que esse time não merece que você, e nem ninguém, use esse dom para mencioná-lo…. Enquanto o time tiver mercenários no lugar de diretoria, eu acho que só merece nosso desprezo… Eu não coloco os jogadores e nem a comissão técnica nessa porcariada toda, pois eles são meros funcionários que estão sob o comando de uma diretoria que em qualquer passo errado os coloca para fora… então, eu particularmente estou com muita raiva da diretoria, que não deveria ter feito o que fez, mesmo sendo em um único jogo, mas nossa torcida não merecia isso…

    Um abraço!!!
    Thadeu

  2. a questao é q o dinheiro paga naum livra tudo naum , por mim q com esse dinheiro o galo compre o tardelli de volta nossa honra foi jogando no lixo alexandre kalil vc num vendo jogo pra ps3 tbm naum ? pelo amor de deus muita vergonha :/ time sem esportiva sem raça isso naum é nunca foi e será meu galo tão amado tão glorioso 😦

  3. Td q vi hj se resume em apenas uma palavra:VERGONHA.
    Definir o Kalil em uma palavra:PUTA.Pra mim quem se vende nao pode ser outra coisa!

  4. Impressionante! O triste pra mim não é só a derrota… é saber que dediquei tanto tempo precioso gastei tanto dinheiro com um time que entra em campo com placar combinado…entrei em tanta discussão… e hoje briguei feio com meu pai pq ele passou a semana toda dizendo que o jogo havia sido vendido…e agora? que argumento usar pra defender o clube do coração? perdi tempo pra ver uma apresentação mediocre dessas… o que mais me deixou pasma foi ver os jogadores não fazerem NADA depois do segundo gol… até agora eu nao acredito nesse jogo que eu assisti… 6X1? onde estava a nossa defesa? ela não é composta só por Renan Ribeiro… nem acho que a culpa foi só dele em tomar 6 gols…. haviam mais 10 com ele em campo… e milhares em casa esperando um espetáculo… enquanto rolar mala preta entre presidentes será esse o sabor que a nossa torcida sentirá apos cada jogo contra o Cruzeiro… parece que o galo gosta de ser motivos de chacota… prefere ficar na midia pelas apresentações vexatorias… esse foi o preço pago pela volta de Diego Tardelli? como esse dinheiro vai entrar em caixa? vai ser como se alguem estivesse patrocinando o time? e o senhor presidente Alexandre Kallil…qual será sua desculpa… sabe-se que o senhor assistiu o jogo de casa… Obvio… vc seria linchado na saida da arena… e eu mais uma vez chorei… chorei de tanto ouvir chacota de um time que TODO MUNDO acreditava que nao se salvaria… poderia ate nao ser rebaixado pq dependia de outros resultados… mas entregar o jogo dessa forma foi HUMILHANTE… o que mais me deixou triste… foi não ver esforço da parte de NINGUÉM… se o Cruzeiro começasse perdendo… eles iam partir pra pancadaria… e o Galo jogou da forma VERGONHOSA que jogou… nao vi esforço nenhum da parte de ninguem pra REVERter a situação… e Leonardo Silva… Parabens… vc provou que tem mesmo sangue azul… logo apos o jogo queimei minhas camisas do clube… nao gasto mais nem um centavo com esse time vergonhoso… e ano que vem não assisto nem o Mineiro… gastar dinheiro e voz gritando e incentivando pra dar nisso? eu só ganho 545 reais por mes… tenho que fazer milagre pra pagar as contas… compro camisas pago ingresso pra ver isso? eu nao ganho em 1 ano o que eles ganham em um mes… pra vestir a camisa do time e passar essa vergonha? nao perco mais meu tempo com o vergonhoso futebol brasileiro… vergonha… vergonha… sem mais comentarios….

  5. Beloo Post, expressou tooda a door e indgnação de nos torcedorees! Que esse $$ traga siim o Tardelli de volta, maiis a vergonha, a decepção não vão passar, eh humilhante ver o time que damos força, se rebaixa a esse ponto!

  6. Eu nunca irei esquecer destes que mancharam a história do Galo. Mercenários que esqueceram do nosso amor! 😦

Deixe um comentário